Apresentação
Criado em 2020, o podcast Horizonte da Cena surge do desejo de experimentar uma produção crítica mais coletiva – tecida a várias vozes – e pautada pela valorização da oralidade.
Idealizado e editado por Julia Guimarães e Diogo Horta, o podcast conta com a colaboração da equipe do site Horizonte da Cena. Seus episódios estão divididos em temporadas temáticas, que funcionam como experimentos críticos sonoros, na intenção de explorar diferentes formatos de debate.
A proposta é discutir a cena contemporânea, além de refletir sobre temas que atravessam os diferentes contextos da criação artística e seus diálogos com a sociedade atual.
Com trilha sonora original criada por Márcio Monteiro, os episódios do projeto (sinopses abaixo) estão disponíveis nos principais tocadores de podcast e na página do Horizonte da Cena no Instagram.
Crítica – Marcha a ré – Teatro da Vertigem e Nuno Ramos
Nesta conversa as críticas Julia Guimarães e Luciana Romagnolli abordam a obra “Marcha a Ré” em sua versão como performance e como filme (dirigido por Eryk Rocha). A partir de uma reflexão sobre os múltiplos sentidos da ação proposta, debatem os vínculos com o contexto político e social do país, o caráter híbrido entre arte e manifesto e seu funcionamento como um contradispositivo cênico.
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Crítica – O Auto da Compadecida – Grupo Maria Cutia
Nesta conversa os críticos Clóvis Domingo, Diogo Horta e Julia Guimarães debatem a adaptação da montagem do grupo para as redes digitais e discutem as potencialidades e desafios que o formato exige. O diálogo aqui proposto discute história, memória, crítica e novas possibilidades de recepção estética.
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Segundo episódio da temporada “Teatro e pandemia” do podcast Horizonte da Cena. Apresentado e mediado por Soraya Martins, neste episódio, Clóvis Domingos e Guilherme Diniz discutem as inter-relações entre ética e crítica teatral na contemporaneidade, considerando o contexto global da pandemia de COVID 19. Quais os impasses, tensões e desafios éticos, estéticos e políticos estão diante da crítica teatral atualmente? Como rediscutir os lugares do espectador nas cenas virtuais? Quais abordagens, processos e vocabulários têm integrado a produção crítica no Brasil? Estas são algumas das questões que atravessaram o diálogo neste podcast que, em síntese, procura debater as movências, contradições e potencialidades da crítica teatral brasileira.
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Experiências de teatro na pandemia
Primeiro episódio da temporada “Teatro e pandemia” do podcast Horizonte da Cena. Apresentado por Diogo Horta, o episódio traz as reflexões de Luciana Romagnolli e Julia Guimarães sobre o teatro realizado durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 no Brasil. Quais são os lugares da presença, da ausência e do convívio nos experimentos cênicos atuais? Nesta conversa, são citados os seguintes trabalhos: “Frequência 20.20”, de Grace Passô, “Éramos em Bando”, do Grupo Galpão, “Peça”, de Marat Descartes e Janaina Leite, “Mata Teu Pai”, de Debora Lamm e Inez Viana, “Quarto 19”, de Amanda Lyra e Leonardo Moreira, “Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas”, da Cia. Os Crespos, “Live me daqui”, de Vinícius de Souza, “Tudo o que coube numa VHS”, do grupo Magiluth e “A arte de encarar o medo”, da Cia. Os Satyros. Trilha sonora original: Márcio Monteiro | Produção: Horizonte da Cena